Atributos de Cristo

Tão essencial quanto o que fazemos em nossa vida, é quem nos tornamos. Jesus nos mostrou o caminho e deu o exemplo perfeito. 

Jesus Cristo ensinando a Seus discípulos em um monte com vista para as portas da cidade de Jerusalém

Tornar-se semelhante a Cristo

O convite para seguir a Cristo é um convite para que sigamos Seu exemplo e nos tornemos como Ele. Aprenda com Ele e procure fazer com que os atributos Dele se tornem parte de sua vida. Por meio do poder de Sua graça, você pode se tornar uma pessoa melhor e mais semelhante a Cristo.

Se você tem fé em Cristo, você acredita que Ele é o Filho de Deus, o Unigênito do Pai na carne. Você O aceita como seu Salvador e Redentor e segue Seus ensinamentos. Você acredita que seus pecados podem ser perdoados por meio de Sua Expiação. A fé em Cristo significa que você confia Nele e tem certeza de que Ele o ama.

A fé é um princípio de poder. Deus atua por meio de poder, mas Seu poder geralmente é exercido em resposta à fé. Ele age de acordo com a fé que Seus filhos demonstram. A dúvida e o medo são sentimentos opostos à fé. Sua fé em Jesus Cristo cresce à medida que você passa a conhecê-Lo melhor e a conhecer melhor Seus ensinamentos. Ao estudar e pesquisar as escrituras, você aprenderá sobre Seus caminhos, Seu amor por todas as pessoas e Seus mandamentos.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.

Hebreus 11:1

Esperança

Esperança é a firme confiança de que o Senhor cumprirá as promessas que nos fez. Ela se manifesta na confiança, no otimismo, no entusiasmo e na paciente perseverança. Significa crer e esperar que alguma coisa acontecerá. Se você tem esperança, você trabalha em meio a provações e dificuldades com a confiança e a certeza de que todas as coisas contribuirão para o seu bem. A esperança nos ajuda a vencer o desânimo. As escrituras muitas vezes descrevem a esperança em Jesus Cristo como a certeza de que você herdará a vida eterna.

Deveis, pois, prosseguir com firmeza em Cristo, tendo um perfeito esplendor de esperança e amor a Deus e a todos os homens. Portanto, se assim prosseguirdes, banqueteando-vos com a palavra de Cristo, e perseverardes até o fim, eis que assim diz o Pai: Tereis vida eterna.”

2 Néfi 31:20

Caridade e amor

A caridade é o puro amor de Cristo. Inclui o amor infinito de Deus por todos os Seus filhos. Precisamos procurar desenvolver esse tipo de amor. Ao orar sinceramente pelo dom da caridade, esforçar-se para viver em retidão e servir ao próximo, você sentirá uma preocupação sincera pelo bem-estar e felicidade das outras pessoas. Evitará também sentimentos negativos como raiva, inveja, luxúria ou dizer coisas negativas sobre os outros. Procurará compreendê-las e entender o ponto de vista delas. Será paciente com elas e procurará ajudá-las quando estiverem tendo dificuldades ou se sentirem desanimadas. A caridade, assim como a fé, conduz à ação. Você desenvolverá caridade ao procurar oportunidades para servir às pessoas e ao doar de si mesmo.

A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece; não trata com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se alegra com a injustiça, porém se alegra com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade nunca falha.

1 Coríntios13:4–8

Perguntas e escrituras para estudo

320afb48d89d174e0dfa532d413dcc3297e32378
Como obtemos fé?
Ler
“De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” — Romanos 10:17
7482862d3e35c6f8893a1d883542df6da20f915e
Quais são nossas esperanças?
Ler
“Porque em esperança somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, esperamo-lo com paciência.” — Romanos 8:24–25
1e41d0c50e7d80b947fff990944def7d0c99f349
Qual é a importância da caridade?
Ler
“E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria.” — 1 Coríntios 13:2
f209fb95b592de7b38bd55c4a6fe16d5ca3a15db
Quais são as bênçãos da fé?
Ler
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” — João 14:6

Virtude

A virtude se origina em seus pensamentos e desejos mais profundos. É um padrão de pensamento e conduta fundamentado em elevados padrões morais. O que você escolhe pensar e fazer quando está sozinho e acredita que ninguém o está observando é uma medida muito importante de sua virtude.

As pessoas virtuosas são espiritualmente limpas e puras. Elas se concentram em pensamentos dignos e inspiradores e afastam de sua mente os pensamentos indignos que conduzem a ações impróprias. Elas obedecem aos mandamentos de Deus. Oram pedindo forças para resistir à tentação e fazem o que é certo. Arrependem-se rapidamente de seus pecados e erros.

Como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude; (...) Acrescentai à vossa fé a virtude; e à virtude, o conhecimento; e ao conhecimento, temperança; e à temperança, paciência; e à paciência, piedade; e à piedade, amor fraternal; e ao amor fraternal caridade. Porque se em vós houver e abundarem essas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Pedro 1: 3–7

Paciência

A paciência é a capacidade de suportar atrasos, problemas, oposição ou sofrimento sem que você fique zangado, frustrado ou ansioso. É a capacidade de fazer a vontade de Deus e de aceitar o tempo Dele. Quando você é paciente, você suporta a pressão e é capaz de enfrentar a adversidade com calma e esperança. A paciência está relacionada à esperança e à fé — você precisa esperar que as bênçãos prometidas por Deus sejam cumpridas. Precisa ser paciente com todas as pessoas, inclusive com você mesmo, ao se esforçar para vencer suas fraquezas e corrigir seus erros.

E não somente isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Romanos 5:3–5

Humildade

A humildade é a disposição de nos submeter à vontade do Senhor e dar a Ele a honra por tudo que for realizado. Isso inclui gratidão por Suas bênçãos e o reconhecimento de que você necessita constantemente de Sua ajuda divina. A humildade não é um sinal de fraqueza; é um sinal de força espiritual.

O oposto da humildade é o orgulho, que é condenado nas escrituras. Ser orgulhoso significa colocar mais confiança em si mesmo do que em Deus ou em Seus servos. Quando você confia humildemente no Senhor e reconhece Seu poder e Sua misericórdia, você tem a certeza de que Seus mandamentos são para o seu bem. Você sente a confiança de que pode fazer tudo o que o Senhor exige de você se confiar Nele.

E se os homens vierem a mim, mostrar-lhes-ei sua fraqueza. E dou a fraqueza aos homens a fim de que sejam humildes; e minha graça basta a todos os que se humilham perante mim; porque caso se humilhem perante mim e tenham fé em mim, então farei com que as coisas fracas se tornem fortes para eles.

— Éter 12:27

Perguntas e escrituras para estudo

07d6d95886a31a435d66c934fdff08a25aa4e93e
Que bênçãos recebemos pela virtude?
Ler
“Que a virtude adorne teus pensamentos incessantemente; então tua confiança se fortalecerá na presença de Deus.” — Doutrina e Convênios 121:45
4148230410c45efeeda489ba7f964849bce7b1b8
Como Jesus demonstrou humildade?
Ler
“E indo um pouco mais para adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; porém, não seja como eu quero, mas como tu queres.” — Mateus 26:39
0c7ca0fd588978354a83d73dee912390180807fa
Como a paciência se relaciona com a fé?
Ler
“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus.” — Salmos 46:10
228e89291fef1d36d2acd84db08c8f49ddb02171
Que bênçãos recebemos por sermos humildes?
Ler
“(…) porque caso se humilhem perante mim e tenham fé em mim, então farei com que as coisas fracas se tornem fortes para eles.” — Éter 12:27

Descubra outras maneiras de se tornar mais semelhante a Jesus